Uso do Gnome no laptop com a tampa (monitor) baixada

Olá pessoal, uso e amo o gnome, porém, tenho algumas dificuldades com ele quando o assunto é uso em laptop (sinto falta de um gestor nativo de bateria, por exemplo).

Tenho um Laptop e estou pensando em comprar um monitor para estender a tela, e com isso me vem uma dúvida que gostaria de tirar com a galera mais entendida, existe a opção nas configurações para a função de manter o SO ligado com a tampa baixada (like Mac OS)? Quando falo em ter a opção digo de forma nativa sem plugins adicionais.

2 Likes

Olá Alessandro.

Eu não tenho um laptop, então não consigo eu mesmo confirmar o processo. Porém pesquisando na web, parece que o GNOME (e seu painel de Configurações) ainda não tem uma forma gráfica de configurar o gerenciamento de energia do computador. Por este motivo, você teria que recorrer ao logind (gerenciador de login do systemd).

Respostas recentes na web dizem que você tem que criar /etc/systemd/logind.conf.d/lidswitch.conf (crie o diretório logind.conf.d se não existir) contendo o seguinte:

[Login]
HandleLidSwitchExternalPower=ignore

Isso deve não desligar ou suspender o laptop caso a fonte de energia esteja conectada no laptop.

Para mais informações, veja a página man logind.conf(5) ou essa pergunta no Ask Fedora.

1 Like

Olá Rafael, obrigado pela sua resposta e ajuda, vou olhar isso (sua dica), gosto muito do Gnome como disse na minha postagem inicial, mas certas ausências de funções básicas (do cotidiano) me incomodam muito.

Obrigado mais uma vez =)

This topic was automatically closed 14 days after the last reply. New replies are no longer allowed.